Sobre a Revista

Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Manuscripta Medica (ISSN: 2596-3031) é uma revista científica eletrônica, de acesso aberto, de periodicidade anual que tem por objetivo levar à comunidade acadêmica, através da publicação de artigos científicos, informações sobre pesquisas nas áreas relacionadas à saúde, bem como relatos de experiência e de outras formas de literatura científica.

A revista tem a intenção de ser um periódico mais abrangente dividindo os artigos em três áreas: Ciências Biológicas (envolvendo pesquisas na área básica), Ciências da Saúde (englobando pesquisas clínicas) e Ciências Humanas e Saúde (área que contempla pesquisas relacionadas à relação com os pacientes e equipe multiprofissional, humanização, qualidade de vida, educação médica e comportamento humano).

Processo de avaliação por pares

Todas as contribuições submetidas à Manuscripta Medica (MMed) passam por uma avaliação preliminar realizada pelos Editores. Nessa etapa, é analisada a adequação dos trabalhos de acordo com a linha editorial, escopo e aspectos como a contribuição e originalidade do texto. As submissões que passam pelo processo de verificação editorial são encaminhadas a dois avaliadores especializados na temática, os quais fornecerão subsídio aos editores. Em caso de avaliações conflitantes, é possível consultar um terceiro avaliador. O sistema adotado é o duplo cego (Double Blind Review), no qual os nomes dos avaliadores e autores são mantidos em sigilo.

Os critérios utilizados para avaliar os trabalhos incluem: relevância do tema, originalidade da contribuição dentro das áreas temáticas da revista, clareza do texto, adequação da bibliografia utilizada, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia empregada, as conclusões e a contribuição para o conhecimento na área. 

Os pareceres dos avaliadores podem resultar em quatro tipo de avaliações: Aceitar, Aceitar com revisões, Submeter novamente para avaliação ou Rejeitar.

A publicação dos trabalhos está sujeita ao cumprimento das recomendações dos avaliadores.

Os editores e avaliadores se reservam o direito de rejeitar trabalhos que apresentem conteúdo consideravelmente similar (plágio) a outras em qualquer fase do processo em que isso seja identificado. Para esse propósito, a revista utiliza o software "CopySpider" para a deteção de plágio.

Periodicidade

A revista Manuscripta Medica tem periodicidade anual, o seu volume é publicado entre novembro a dezembro.

Política de Acesso Livre

A revista Manuscripta Medica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

Taxas de publicação

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.

 

Para saber um pouco mais veja os vídeos abaixo:

Editor-chefe: Prof. Dr. Ricardo Costa 

 

 

Editora de área de Ciências Biológicas: Profa. Dra. Maria Luiza

Editor de área de Ciências da Saúde: Prof. Dr. Rodrigo Chaves

Editor de área de Ciências Humanas e Saúde: Prof. Dr. Marcos Prado