Sobre a Revista

Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Manuscripta Medica (ISSN: 2596-3031) é uma revista científica eletrônica, de acesso aberto, de periodicidade anual que tem por objetivo levar à comunidade acadêmica, através da publicação de artigos científicos, informações sobre pesquisas nas áreas relacionadas à saúde, bem como relatos de experiência e de outras formas de literatura científica.

A revista tem a intenção de ser um periódico mais abrangente dividindo os artigos em três áreas: Ciências Biológicas (envolvendo pesquisas na área básica), Ciências da Saúde (englobando pesquisas clínicas) e Ciências Humanas e Saúde (área que contempla pesquisas relacionadas à relação com os pacientes e equipe multiprofissional, humanização, qualidade de vida, educação médica e comportamento humano).

Processo de avaliação por pares

Todas as contribuições submetidas à Manuscripta Medica (MMed) passam por uma avaliação preliminar realizada pelos Editores. Nessa etapa, é analisada a adequação dos trabalhos de acordo com a linha editorial, escopo e aspectos como a contribuição e originalidade do texto. As submissões que passam pelo processo de verificação editorial são encaminhadas a dois avaliadores especializados na temática, os quais fornecerão subsídio aos editores. Em caso de avaliações conflitantes, é possível consultar um terceiro avaliador. O sistema adotado é o duplo cego (Double Blind Review), no qual os nomes dos avaliadores e autores são mantidos em sigilo.

Os critérios utilizados para avaliar os trabalhos incluem: relevância do tema, originalidade da contribuição dentro das áreas temáticas da revista, clareza do texto, adequação da bibliografia utilizada, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia empregada, as conclusões e a contribuição para o conhecimento na área. 

Os pareceres dos avaliadores podem resultar em quatro tipo de avaliações: Aceitar, Aceitar com revisões, Submeter novamente para avaliação ou Rejeitar.

A publicação dos trabalhos está sujeita ao cumprimento das recomendações dos avaliadores.

Os editores e avaliadores se reservam o direito de rejeitar trabalhos que apresentem conteúdo consideravelmente similar (plágio) a outras em qualquer fase do processo em que isso seja identificado. Para esse propósito, a revista utiliza o software "CopySpider" para a deteção de plágio.

 

 Periodicidade

A revista Manuscripta Medica tem periodicidade anual, o seu volume é publicado entre novembro a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A revista Manuscripta Medica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.

 

Para saber um pouco mais veja os vídeos abaixo:

Editor-chefe: Prof. Dr. Ricardo Costa 

 

 

Editora de área de Ciências Biológicas: Profa. Dra. Maria Luiza

Editor de área de Ciências da Saúde: Prof. Dr. Rodrigo Chaves

Editor de área de Ciências Humanas e Saúde: Prof. Dr. Marcos Prado