Editorial

Autores

  • Ricardo Costa

DOI:

https://doi.org/10.59255/mmed.2023.91

Resumo

Prezado Leitor,

 

É com imensa satisfação que trazemos o mais recente volume da revista Manuscripta Medica, repleto de contribuições que refletem a diversidade e a profundidade das pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Saúde.

Na  área de Ciências Biológicas, é apresentado um estudo que revisa os mecanismos termorregulatórios básicos que envolvem receptores, vias neuroanatômicas, núcleos centrais e o conceito de set point hipotalâmico. 

Na área de Ciências da Saúde, é apresentado um relato de caso sobre o tratamento do câncer de pele não melanoma localmente avançado com acelerador linear com auxílio do bolus. O segundo estudo, em inglês, descreve o desenvolvimento e a implementação de um programa de capacitação para aprimorar as estratégias de manejo da dor para os médicos residentes de oncologia. O terceiro estudo avalia retrospectivamente a erradicação de Helicobacter pylori no âmbito do Ambulatório Médico de Especialidades da Região de Barretos–SP, identificando os diagnósticos de doenças digestivas por meio de exames endoscópicos realizados antes e após a erradicação.

Ainda, na área das Ciências Humanas e Saúde, é apresentado um estudo que avalia a qualidade do sono de estudantes de medicina durante a pandemia de COVID-19. O segundo estudo realiza uma análise crítica acerca do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável promovido pela Organização das Nações Unidas, em 2015, o qual estabelece a necessidade global de alcançar a igualdade de gênero e proceder com o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Por fim, é apresentado um relato de experiência que descreve o modelo de aplicação das Ciências Humanas na formação médica da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos - Dr Paulo Prata – FACISB. 

 Esperamos ansiosos pela oportunidade de receber sua valiosa contribuição em futuros volumes da Manuscripta Medica. Junte-se a nós na promoção do conhecimento e na expansão dos horizontes científicos.

 

Prof. Dr. Ricardo Filipe Alves da Costa

Editor chefe da revista Manuscripta Medica

ricardofacosta@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Costa, R. (2023). Editorial. Manuscripta Medica, 6, 2. https://doi.org/10.59255/mmed.2023.91

Edição

Seção

Outras