Confecção de simuladores de queimaduras de baixo custo para treino de habilidades em classificação e curativo: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.59255/mmed.2025102Palavras-chave:
queimaduras, ferida, simulador, aprendizado, enfermagem.Resumo
Introdução: Queimaduras constituem grave problema de saúde pública, com alta morbimortalidade e demanda por habilidades técnicas especializadas. O treino de habilidades com moulage aprimora a avaliação das lesões e o treino em curativos, mas faltam protocolos acessíveis para confeccionar simuladores realísticos de baixo custo. Objetivo: Descrever a confecção de simuladores de queimaduras de baixo custo para facilitar a aprendizagem da classificação e treinamento de curativo. Revisão de Literatura: O uso da Moulage pode contribuir para retenção de conteúdo, a autoconfiança e a imersão em treinamentos de queimaduras. Elevando a qualidade do cuidado clínico. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a confecção de tecnologia leve-dura para treinamento em avaliação e curativos de queimaduras. Realizado na FACISB entre abril e maio de 2024, o projeto visou estruturar um protocolo replicável sem validação formal inicial. Seguiu-se três fases sistemáticas: revisão bibliográfica, prototipagem e documentação detalhada. Conclusão: A aplicação dos simuladores em atividades educacionais sobre os cuidados com queimaduras pode facilitar a compreensão dos graus de queimaduras e dos tipos de tecidos afetados em cada caso. Esses simuladores podem promover um treinamento prático que abrange desde a limpeza das feridas até as técnicas de desbridamento, incentivando o raciocínio clínico na escolha da cobertura e na execução de curativos complexos.
Downloads
Referências
Martins CB, Lima Júnior EM, Paier CRK, Hernandez ENM, Silva Junior FR, Guedes ARM, et al. Desenvolvimento de uma matriz acelular de pele tilápia para tratamento de feridas: Um estudo experimental. Revista Brasileira de Queimaduras. 2023;22(2).
Pham TN, Bettencourt AP, Bozinko GM, Chang PH, Chung KK, Craig CK, et al. 2018 ABLS Provider Manual 1. 2017.
Ji S, Xiao S, Xia Z. Consensus on the treatment of second-degree burn wounds (2024 edition). Burns Trauma. 2024;12.
Sociedade Brasileira de Queimaduras - SBQ. Primeiros Cuidados às Queimaduras: Um Manual para Profissionais de Saúde Comunitária [Internet]. São Paulo; 2021 [citado 30 de maio de 2024]. Disponível em: https://www.sbqueimaduras.org.br/material/2713
Oliveira KMF de, Novais MR, Santos RC. Resiliência: Avaliação de Pacientes Queimados em um Hospital de Urgência e Emergência. Psicologia: Ciência e Profissão. 2023;43.
Aoun CB, Sfeir J, Challita R, Moukawam E, Hankach Z, Wanna S, et al. Knowledge, Attitude and Practices Towards Thermal Burns: A Cross-Sectional Study in the Lebanese Population. Int Wound J. 1o de junho de 2025;22(6).
World Health Organization. Burns. 2023.
Sezgunsay E BT. Moulage effective in improving clinical skills of nursing students for the assessment of pressure injury? . Nurse Educ Today. 28 de agosto de 2020;94.
Campanati FL da S, Ribeiro LM, da Silva ICR, Hermann PR de S, Brasil G da C, Carneiro KKG, et al. Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study. Rev Bras Enferm. 2022;75(2).
Craig CK, Johnson JE, Holmes JH, Kahn SA, Carter JE. Results from an Evidenced-Based Curriculum Design with Innovative Simulators to Prepare Providers in Caring for Those with Burn Injuries. Journal of Burn Care and Research. 1o de novembro de 2020;41(6):1267–70.
DCosta S, Zadow G, Reidlinger DP, Cox GR, Hudson C, Ingabire A, et al. The impact of moulage on learners’ experience in simulation-based education and training: systematic review. BMC Med Educ. 1o de dezembro de 2024;24(1).
Junio do Nascimento F. Humanização e tecnologias leves aplicadas ao cuidado de enfermagem na unidade de terapia intensiva: uma revisão sistemática. Nursing (São Paulo). 2 de agosto de 2021;24(279):6035–44.
Brooks J, Misra A, Gable BD. So Much Moulage, So Little Time: A Guide to Performing Moulage for Mass Casualty Scenarios. Cureus. 14 de outubro de 2021;
São Paulo E, Hucitec E. SAÚDE: A CARTOGRAFIA DO TRABALHO VIVO. Vol. 145. 2002.
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Artmed; 2010.
Fehring RJ. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia: Lippincott; 1994. 55 p.
Jorge MM, Medeiros L de S, Cartaxo CJM, Justino RR, de Jesus CAC, Cauduro FLF. Low-cost simulators for assessing wounds and skin lesions: an experience report. Cogitare Enfermagem. 2025;30.
Moshal T ODRIJCKKCZCJYHGJ. A Systematic Review of Simulation in Burn Care: Education, Assessment, and Management. J Burn Care Res. janeiro de 2025;46(1):154–65.
Sadideen H, Wilson D, Moiemen N, Kneebone R. Using “The Burns Suite” as a novel high fidelity simulation tool for interprofessional and teamwork training. Journal of Burn Care and Research. 1o de agosto de 2016;37(4):235–42.
Sadideen H, Goutos I, Kneebone R. Burns education: The emerging role of simulation for training healthcare professionals. Vol. 43, Burns. Elsevier Ltd; 2017. p. 34–40.
Pywell MJ, Evgeniou E, Highway K, Pitt E, Estela CM. High fidelity, low cost moulage as a valid simulation tool to improve burns education. Burns. 1o de junho de 2016;42(4):844–52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Carolina Arantes Cabrobó Borges, Isabela Campos Pereira Hernandes, Wilson Oliveira Junior , Aline Junqueira Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.



