Apoio social percebido e saúde mental de comunidade acadêmica discente de faculdade de medicina

Autores

  • Maria Eduarda Costa Cintra Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Flávio Martins Shimomura Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Ricardo Filipe Alves Costa Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Roberta Thomé Petroucic Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59255/mmed.2025112

Palavras-chave:

apoio social, saúde mental, estudante de medicina, ansiedade, depressão, estresse

Resumo

Introdução: O curso de medicina pode impactar significativamente na saúde mental dos discentes e sofre influência do suporte social percebido. Objetivos: avaliar a associação entre saúde mental e a percepção de suporte social em estudantes de curso de medicina de faculdade particular no interior de São Paulo. Materiais e Métodos: Estudo observacional quantitativo, com aplicação de questionário sociodemográfico e dois instrumentos: DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress Scales) e MSPSS (Multidimensional Scale of Perceived Social Support). Resultados: Dos 183 participantes, 43,2% são do primeiro período; 71,6% são do sexo feminino, condizente com demografia médica; 42,0% residem sozinhos. Quanto ao Núcleo de Apoio ao Estudante, 20,9% dos alunos recorreram a seus serviços e 14,8% receberam contato da equipe oferecendo acolhimento. A maioria dos estudantes (66,0%) não participa de ligas acadêmicas, entretanto 42,6% participam de organizações estudantis, o que se associou positivamente aos sinais de estresse e ansiedade. Não houve associação entre apoio social e distância da cidade de origem. Quanto à saúde mental, 35% faziam acompanhamento clínico, fato que apresentou relação direta com sinais de ansiedade e estresse. O uso de medicação em saúde mental foi relatado por 27,9%. A automedicação em saúde geral foi referida por 29,0%, menor que apontado na literatura. A prática de atividade física teve relação inversa com sinais de depressão. A necessidade de acompanhamento em saúde mental, prévio ao ingresso na faculdade, foi associada aos três componentes do DASS 21, corroborando a literatura. Conclusão: O apoio social percebido foi inversamente relacionado aos três componentes do DASS 21.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Filipe Alves Costa, Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil

Não há conflito de interesses.

Referências

Organização Mundial da Saúde. Comprehensive Mental Health Action Plan 2013-2030. E=pub 21 set 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240031029 Acesso em out 2025.

de Souza MS, Baptista MN. Associações Entre Suporte Familiar E Saúde Mental. Psicol Argum [Internet]. 10º de novembro de 2017; 26(54):207-15. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19753/19065 Acesso em dez 2021.

Pereira AA, Vianna PCM (org.). Saúde Mental. 2ª edição Belo Horizonte, NESCON/UFMG, 2013. 80 p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1209.pdf Acesso em abr 2022.

Viapiana VN, Gomes RM, Albuquerque GSC. Adoecimento psíquico na sociedade contemporânea: notas conceituais da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. spe4, pp. 175-186. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S414 Acesso em abr 2022.

Rodrigues VB, Madeira M. Suporte Social e Saúde Mental: Revisão da Literatura. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde [online], Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2009, p. 390-99. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1293/2/390-399_FCS_06_-6.pdf. Acesso em abr 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. [diretriz na internet]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf Acesso em dez 2021.

Santos FS, Maia CRC, Faedo FC, Gomes GPC, Nunes ME, Oliveira MVM. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2017, v. 41, n. 2, pp. 194-200. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20150047 Acesso em abr 2022.

Dias APS, Felizzola BP, Lima JCM, Uliana MB, Marangoni PA, Bonini LMM. Saúde Mental de Adolescentes e Jovens que se Preparam para Cursos De Medicina: Um Estudo de Caso em São Paulo, Brasil. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.5 - 2020, p. 310-5. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2687 Acesso em abr 2022.

Fiedler PT. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina e da influência exercida pela formação acadêmica. São Paulo. Tese [Doutorado em Medicina Preventiva] - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2008. doi:10.11606/T.5.2008.tde-10072008-161825. Acesso em dez 2021.

Moutinho ILD, Maddalena NCP, Roland RK, Lucchetti ALG, Tibiriçá SHC, Ezequiel OS, et al. Depression, stress and anxiety in medical students: A cross-sectional comparison between students from different semesters. Revista da Associação Médica Brasileira, 2017, [online]. 2017, v. 63, n. 1, pp. 21-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.01.21 Acesso em abr 2022.

Quek TT, Tam WW, Tran BX, Zhang M, Zhang Z, Ho CS, et al. The Global Prevalence of Anxiety Among Medical Students: A Meta-Analysis. International journal of environmental research and public health, 2019,16(15), 2735, pp. 1-18 Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16152735 Acesso em abr 2022.

Conceição LS, Batista CB, Dâmaso JGB, Pereira BS, Carniele RC, Pereira GS. Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2019, v. 24, n. 03, pp. 785-802. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300012 . Epub 9 Dez 2019. ISSN 1982-5765. Acesso em ago 2025.

Barrera-Herrera A, Neira-Cofré M, Raipán-Gomez P et al. Apoyo social percibido y factores sociodemográficos en relación com los síntomas de ansiedad, depresión y estrés en universitarios chilenos. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica 2019, Vol. 24 (2), 105-115. doi: 10.5944/rppc.23676 Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/rppc Acesso em abr 2022.

Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behaviour Research and Therapy, 1995. 33(3), 335–343. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-U Acesso em dez 2021.

Vignola RC, Tucci AM. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. J Affect Disord. 2014 Feb;155:104-9. doi: 10.1016/j.jad.2013.10.031. Epub 2013 Oct 28. PMID: 24238871. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24238871/ Acesso em dez 2021.

Zimet GD, Dahlem NW, Zimet SG, Farley GK. The Multidimensional Scale of Perceived Social Support. Journal of Personality Assessment, 1988, 52(1), 30–41. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15327752jpa5201_2 Acesso em dez 2021.

Gabardo-Martins LMD, Ferreira MC, Valentini F. Propriedades psicométricas da escala multidimensional de suporte social percebido. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 25, n. 4, p. 1873-1883, dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-18Pt. Acesso em dez 2021.

Harris PA, Taylor R, Thielke R, Payne J, Gonzalez N, Conde JG. Research electronic data capture (REDCap)--a metadata-driven methodology and workflow process for providing translational research informatics support. J Biomed Inform. 2009 Apr;42(2):377-81. doi: 10.1016/j.jbi.2008.08.010. Epub 2008 Sep 30. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18929686/ Acesso em ago 2025.

Harris PA, Taylor R, Minor BL, Elliott V, Fernandez M, O’Neal L, McLeod L, Delacqua G, Delacqua F, Kirby J, Duda SN; REDCap Consortium. The REDCap consortium: Building an international community of software platform partners. J Biomed Inform. 2019 Jul;95:103208. doi: 10.1016/j.jbi.2019.103208. Epub 2019 May 9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31078660/ Acesso em ago 2025.

Scheffer M. (coord.). Demografia Médica no Brasil 2025. São Paulo, SP: FMUSP, AMB, 2025. 446 p. ISBN: 978-65-5993-754-7. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/demografia_medica_brasil_2025.pdf. Acesso em jul 2025.

Self-medication in medical students: A systematic review. RSD [Internet]. 2023 Oct. 31;12(11):e92121143705. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/43705 Acesso em out 2025

Behzadifar M, Behzadifar M, Aryankhesal A, Ravaghi H, Baradaran HR, Sajadi HS, et. al. Prevalence of self-medication in university students: systematic review and meta-analysis. East Mediterr Health J. 2020 Jul 23;26(7):846-857. doi: 10.26719/emhj.20.052. PMID: 32794171. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32794171/ Acesso em abr 2024.

Araujo AFLL, Ribeiro CM, Vanderlei AD. Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina. Rev. Inter. Educ. Sup. [Internet]. 28º de fevereiro de 2021;7:e021037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659934 Acesso em abr 2024.

Vargens, AF, Wollmann MO, Yamada DA, Herzog CG, Pinto ME, Zelmanowicz A. O impacto da mentoria no desenvolvimento pessoal e profissional de diferentes turmas. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2021, v. 45, suppl 1, e124. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210168>. Epub 11 Jun 2021. ISSN 1981-5271. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210168. Acesso em abr 2024.

Freire BR, Castro PASV, Petroianu A. Alcohol consumption by medical students. Revista da Associação Médica Brasileira [online]. 2020, v. 66, n. 7, pp. 943-947. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.7.943> Acesso em abr 2024.

Watson C, Ventriglio A, Bhugra D. A narrative review of suicide and suicidal behavior in medical students. Indian J Psychiatry. 2020 May-Jun;62(3):250-256. doi: 10.4103/psychiatry.IndianJPsychiatry_357_20. Epub 2020 May 15. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32773867/ Acesso em abr 2024.

Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LPG. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2018, v. 42, n. 4, pp. 55-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092 Acesso em ago 2025.

Cunha CM, Fortes DA, Scapim JPR, Santos KOB, Fernandes TCP. Common mental disorders in medical students: prevalence and associated factors. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2023, v. 47, n. 4, e117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2022-0307.ING Acesso em ago 2025.

Pacheco JP, Giacomin HT, Tam WW, Ribeiro TB, Arab C, Bezerra IM, et al. Mental health problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Revista Brasileira de Psiquiatria [online]. 2017, v. 39, n. 4 [Accessed 4 May 2024], pp. 369-378. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2017-2223 Acesso em ago 2025.

Yates J, James D, Aston I. Pre-existing mental health problems in medical students: a retrospective survey. Med Teach. 2008;30(3):319-21. doi: 10.1080/01421590701797630. PMID: 18484461. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18484461/ Acesso em abr 2024.

Rotenstein LS, Ramos MA, Torre M, Segal JB, Peluso MJ, Guille C, Sen S, Mata DA. Prevalence of Depression, Depressive Symptoms, and Suicidal Ideation Among Medical Students: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA. 2016 Dec 6;316(21):2214-2236. doi: 10.1001/jama.2016.17324. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27923088/ Acesso em abr 2024.

Puthran R, Zhang MW, Tam WW, Ho RC. Prevalence of depression amongst medical students: a meta-analysis. Med Educ. 2016 Apr;50(4):456-68. doi: 10.1111/medu.12962. PMID: 26995484. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26995484/ Acesso em abr 2024.

Ahmed, I., Hazell, C.M., Edwards, B. et al. A systematic review and meta-analysis of studies exploring prevalence of non-specific anxiety in undergraduate university students. BMC Psychiatry 23, 240 (2023). Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12888-023-04645-8 Acesso em abr 2024.

Demenech LM, Oliveira AT, Neiva-Silva L, Dumith SC. Prevalence of anxiety, depression and suicidal behaviors among Brazilian undergraduate students: A systematic review and meta-analysis, Journal of Affective Disorders, Volume 282, 2021, Pages 147-159, ISSN 0165-0327 Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.12.108. Acesso em abr 2024.

Ribeiro CF, Lemos CMC, Alt NN, Marins RLT, Corbiceiro WCH, Nascimento MI. Prevalência de Fatores Associados à Depressão e Ansiedade em Estudantes de Medicina Brasileiros. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. 01. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190102.ING . Acesso em ago 2025.

Estrella-Proaño A, Rivadeneira MF, Alvarado J, Murtagh M, Guijarro S, Alomoto L, Cañarejo G. Anxiety and depression in first-year university students: the role of family and social support. Front Psychol. 2024 Nov 22;15:1462948. doi: 10.3389/fpsyg.2024.1462948. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39649784/ Acesso em out 2025.

Maddalena NCP. Lucchetti ALG, Ezequiel OS, Lucchetti G. Factors associated with mental health and quality of life among Brazilian medical students: a three-year longitudinal study. Journal of Mental Health. 2024, 34(1),38–45. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09638237.2024.2390374 Acesso em out 2025.

Hassan M, Fang S, Malik AA, Lak TA, Rizwan M. Impact of perceived social support and psychological capital on university students’ academic success: testing the role of academic adjustment as a moderator. BMC Psychol. 2023 Oct 17;11(1):340. doi: 10.1186/s40359-023-01385-y. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10583442/. Acesso em out 2025.

Rodeles SC, Sánchez FJM, Martínez-Sellés M. Physician and Medical Student Burnout, a Narrative Literature Review: Challenges, Strategies, and a Call to Action. J Clin Med. 2025 Mar 26;14(7):2263. doi: 10.3390/jcm14072263. PMID: 40217713; PMCID: PMC11989521. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11989521/ Acesso em out 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Costa Cintra, M. E., Martins Shimomura, F., Alves Costa, R. F., & Petroucic, R. T. (2025). Apoio social percebido e saúde mental de comunidade acadêmica discente de faculdade de medicina. Manuscripta Medica, 8, 11–26. https://doi.org/10.59255/mmed.2025112

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.