Extensão curricularizada no combate ao abuso sexual infantil em escola pública de Barretos: um relato de experiência

Autores

  • Lívia Bertolo Gonzaga Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Lívia Siqueira da Silva Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Maria Eduarda de Oliveira Spegiorin Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil
  • Robson Aparecido dos Santos Boni Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59255/mmed.2025105

Palavras-chave:

adolescente, educação sexual, escolas, saúde reprodutiva

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade de extensão curricular realizada pelo Grupo Flora, composto por alunas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata (FACISB), em uma escola pública de Barretos, São Paulo. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre educação sexual e prevenção de abuso sexual para alunas do quinto ano do ensino fundamental I. Utilizando abordagens lúdicas e educativas, o projeto abordou temas como puberdade, anatomia do sistema reprodutor e autocuidado, de forma a tornar o conteúdo acessível e interessante. Uma das estratégias utilizadas foi o “Semáforo do Toque”, um recurso interativo e de fácil compreensão para ensinar sobre limites e prevenção ao abuso sexual. A atividade foi conduzida em um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a participação anônima das alunas, o que facilitou o surgimento de perguntas e revelou a carência de informações sobre educação sexual básica entre as estudantes. O relato destaca a importância de um diálogo preventivo nas escolas e a necessidade de preparar pedagogicamente os extensionistas para garantir uma abordagem mais sensível e eficaz. Como recomendação, sugere-se expandir essas ações para estudantes de outras áreas da saúde e fornecer capacitação pedagógica prévia aos extensionistas, visando melhorar a qualidade das intervenções e ampliar o impacto positivo na formação dos alunos do ensino fundamental.

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Referências

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Gonzaga, L. B., Siqueira da Silva, L., de Oliveira Spegiorin , M. E., & Boni, R. A. dos S. B. (2025). Extensão curricularizada no combate ao abuso sexual infantil em escola pública de Barretos: um relato de experiência. Manuscripta Medica, 8, 67–74. https://doi.org/10.59255/mmed.2025105

Edição

Seção

Relato de Experiência

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