Extensão curricularizada no combate ao abuso sexual infantil em escola pública de Barretos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.59255/mmed.2025105Palavras-chave:
adolescente, educação sexual, escolas, saúde reprodutivaResumo
Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade de extensão curricular realizada pelo Grupo Flora, composto por alunas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata (FACISB), em uma escola pública de Barretos, São Paulo. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre educação sexual e prevenção de abuso sexual para alunas do quinto ano do ensino fundamental I. Utilizando abordagens lúdicas e educativas, o projeto abordou temas como puberdade, anatomia do sistema reprodutor e autocuidado, de forma a tornar o conteúdo acessível e interessante. Uma das estratégias utilizadas foi o “Semáforo do Toque”, um recurso interativo e de fácil compreensão para ensinar sobre limites e prevenção ao abuso sexual. A atividade foi conduzida em um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a participação anônima das alunas, o que facilitou o surgimento de perguntas e revelou a carência de informações sobre educação sexual básica entre as estudantes. O relato destaca a importância de um diálogo preventivo nas escolas e a necessidade de preparar pedagogicamente os extensionistas para garantir uma abordagem mais sensível e eficaz. Como recomendação, sugere-se expandir essas ações para estudantes de outras áreas da saúde e fornecer capacitação pedagógica prévia aos extensionistas, visando melhorar a qualidade das intervenções e ampliar o impacto positivo na formação dos alunos do ensino fundamental.
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