As ciências humanas na educação médica: desafios da conciliação entre saberes apreendidos e práticas vivenciadas

Autores

  • Marcos Lázaro Prado Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil
  • Patricia Modiano Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil
  • Daniele Natália Pacharone Bertolini Bidinotto Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil
  • Roberta Thomé Petroucic Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59255/mmed.2023.89

Palavras-chave:

ciências humanas, educação médica, humanização, práticas interdisciplinares

Resumo

Introdução: É intenso o debate acerca da inserção das Ciências Humanas na formação médica.  A escolha das temáticas abordadas, de como se daria sua associação ao currículo dito convencional, focado essencialmente na dimensão biomédica, além de quais seriam as metodologias de ensino a serem implementadas constituem o cerne das discussões teóricas, o que acaba por abrir espaço para a possibilidade de descrição de experiências nas próprias escolas médicas.  Relato de experiência: Descreve-se o modelo de aplicação das Ciências Humanas na formação médica da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos - Dr Paulo Prata – FACISB. Discussão: Evidencia-se a inserção dos conteúdos de humanidades como um processo contínuo, que deve ser indistinto e indissociável da formação tradicional, e que pode – e deve – ser constantemente aprimorado. Conclusão: A FACISB tem estabelecido um modelo de aplicação das Ciências Humanas que tem vinculado os conceitos daí advindos aos conteúdos da formação dita convencional. A integração dos temas com outras unidades curriculares, assim como a participação conjunta de docente das humanidades com professores médicos, e/ou convidados da comunidade têm sido fundamentais, concomitantemente à utilização de metodologias ativas de aprendizagem e avaliação com atividades dissertativas crítico-reflexivas.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Prado, M. L., Modiano, P., Bidinotto, D. N. P. B., & Petroucic, R. T. (2023). As ciências humanas na educação médica: desafios da conciliação entre saberes apreendidos e práticas vivenciadas. Manuscripta Medica, 6, 58–67. https://doi.org/10.59255/mmed.2023.89

Edição

Seção

Ciências Humanas e Saúde

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