O Núcleo de Apoio ao Estudante como política institucional no atendimento aos acadêmicos do curso de medicina

Autores

  • Nathalia Lionel de Carvalho Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil
  • Rosimeire Ferreira Mendes Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59255/mmed.202592

Palavras-chave:

aluno ingressante, curso de medicina, Núcleo de Apoio ao Estudante

Resumo

As experiências acadêmicas dos estudantes durante o primeiro ano na universidade são importantes para o seu sucesso e permanência na instituição. Especialmente nos anos iniciais, os jovens ingressantes no ensino superior, sofrem impactos que vão além da profissionalização, pois este ingresso é marcado por inúmeros desafios, tanto pela adaptação ao curso, quanto pela transição entre a adolescência e a vida adulta. Vários autores indicam a disposição de serviços a serem prestados aos estudantes nas instituições de ensino superior como forma de auxílio à sua integração, aprendizagem e desenvolvimento. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE de instituição privada de ensino superior do curso de medicina, aos seus alunos, como forma de auxílio em sua adaptação e permanência na instituição. Trata-se de pesquisa quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental. Durante a pesquisa conheceu-se o NAE da instituição investigada e os diversos serviços prestados pelo setor, verificando um número de 11.079 atendimentos no período de 2012 a 2023, tendo uma ascensão na procura dos programas oferecidos que visam contribuir para a adaptação, permanência e progresso do estudante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pascarella ET, Terenzini ET. How college affects students: a third decade of research. v.2. San Francisco: Jossey-Bass; 2005.

Reason R, Terenzini P, Domingo R. First things first: Developing academic competence in the first year of college. Res High Educ. 2006 Mar;47(2):149-75.

Almeida LS, Soares AP. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: Mercuri E, Polydoro SAJ, editors. Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral; 2003.

Cunha SM, Carrilho DM. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico adaptação e rendimento acadêmico. Psicol Esc Educ. 2005 Dez;9(2):215-24.

Ward S, Outram S. Medicine: In need of culture change. Intern Med J. 2016 Jan;46(1):112-6.

Diniz AM, Almeida LS. Adaptação à universidade em estudantes de primeiro ano: estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica. 2006;1(XXIV):29-38.

Ameida LS. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007;15(2):203-15.

Saavedra L, Vieira CM, Araújo AMDC, Faria L, Silva AD, Loureiro T, Taveira MC, Ferreira S. (A)Simetrias de gênero no acesso às engenharias e ciências no ensino superior público. Ex Aequo. 2011;23:163-77.

Soares AB, Pacheco IC, Lavrador LA, Messias MB, de Oliveira RS, Pollack P. Gênero e classe social na adaptação acadêmica à universidade. Anais do XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia; 2009 Oct 28-31; Ribeirão Preto: SBP, 2009.

Zago N. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. Rev Bras Educ. 2006 Ago;11(32):226-370.

Moreira SNT, Vasconcellos RLSS, Heath N. Estresse na formação médica: como lidar com essa realidade? 2015 Oct-Dec;39(4):558–64.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

de Carvalho, N. L., & Mendes, R. F. (2025). O Núcleo de Apoio ao Estudante como política institucional no atendimento aos acadêmicos do curso de medicina. Manuscripta Medica, 8, 83–89. https://doi.org/10.59255/mmed.202592

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.