O Programa de Mentoria Acadêmica como apoio ao estudante no curso de Medicina da FACISB
Palavras-chave:
Estudantes de medicina; Mentoria Acadêmica; Mentores; Ensino superior.Resumo
O Artigo O Programa de Mentoria Acadêmica como apoio ao estudante no curso de Medicina da FACISB aborda a contribuição do Programa de Mentoria Acadêmica (PMA) aos estudantes de medicina e a institucionalização do mesmo na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB. Trata-se de um artigo de revisão constituído por duas temáticas - “Relato sobre a história e a contribuição da Mentoria Acadêmica no curso de Medicina” e “O Programa de Mentoria Acadêmica institucionalizado na FACISB”. Os temas abordados visam inteirar sobre a constituição do PMA nos cursos de medicina e a contribuição do mesmo aos estudantes como também a institucionalização e expectativa desse programa na FACISB. Constata-se a intencionalidade do PMA ser um suporte acadêmico e pessoal aos estudantes do curso de Medicina da FACISB e que reuniões periódicas de acompanhamento do programa estão sendo realizadas com os mentores e mentees no intuito de articulação de melhoria contínua do PMA.
Downloads
Referências
1. Dyrbye LN, Thomas MR, Shanafelt TD. Systematic Review of Depression, Anxiety, and Other Indicators of Psychological Distress among U.S. and Canadian Medical Students. Acad Med. 2006;81:354-73.
2. Bligh J. Mentoring: an invisible support network. Med Educ. 1999;33:2-3
3. Bellodi PL, Martins MA. Tutoria: Mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo;2005.
4. Wolf TM. Stress, coping and health: enhancing well-being during medical school. Med Educ. 1994;28:8-17.
5. Coles C. Medicine and stress. Med Educ. 1994;28:3-4
6. Fiedler PT. Avaliação da Qualidade de Vida do estudante de Medicina e da influência exercida pela formação acadêmica São Paulo; 2008. Doutorado [Tese] - Universidade de São Paulo.
7. Spencer J. Physician, heal thyself: but not on your own, please. Med Educ. 2005;39:548-9.
8. Chew-Graham CA, Rogers A, Yassin N. 'I wouldn't want it on my CV or their records': medical students' experiences of help-seeking for mental health problems. Med Educ. 2003;37:873-880.
9. Roberts LW, Warner TD, Carte D, Frank E, Ganzini L, Lyketsos C. Caring for Medical Students as Patients: Access to Services and Care-seeking Practices of 1,027 Students at Nine Medical Schools. Acad Med. 2000; 75:272-7.
10. Hooper C, Meakin R, Jones M. Where students go when they are ill: how medical students access health care. Med Educ. 2005;39:588-93.
11. DuBois, D. L., & Karcher, M. J. (2005). Youth mentoring: Theory, research, and practice. In D. L. DuBois & M. J. Karcher (Eds.), Handbook of youth mentoring (pp. 2-11). Thousand Oaks, CA: Sage.
12. Botti SHO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev bras educ méd 2008; 32(3)
13. Igartua K. Fostering faculty mentorship of junior medical students. Acad Med 1997; 72: 2-3.
14.Sambunjak D, Straus SE, Marusic A. Mentoring in academic medicine: a systematic review. JAMA 2006; 296: 1103
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.