Educação médica e saúde mental de pessoas com deficiência auditiva: um relato de experiência

Autores/as

  • Isabella de Brito Ungaro
  • Roberta Thomé Petroucic FACISB

Palabras clave:

educação médica, deficiência auditiva, surdez, línguas de sinais, saúde mental

Resumen

Introdução: A Educação Médica atual preconiza conhecimentos e vivências sobre pessoas com deficiência visando à equidade no atendimento em saúde. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência assegura o direito à informação e o acesso à saúde.  Relato de experiência: é descrita uma roda de conversa de discentes do Curso de Medicina com uma pessoa com deficiência auditiva, a qual compartilhou suas vivências, incluindo discriminação e exclusão social. Isto levou a reflexões sobre a saúde mental de pessoas com deficiência auditiva e a conhecimentos para aprimorar a comunicação médico-paciente e para reduzir barreiras atitudinais e de comunicação. Considerações finais: A roda de conversa pôde propiciar uma aprendizagem significativa, sensibilizando discentes para a atenção à saúde integral da pessoa com deficiência.

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Ungaro, I. de B., & Petroucic, R. T. (2021). Educação médica e saúde mental de pessoas com deficiência auditiva: um relato de experiência. Manuscripta Medica, 4, 69–74. Recuperado a partir de https://manuscriptamedica.com.br/revista/index.php/mm/article/view/46

Número

Sección

Ciências Humanas e Saúde

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